Faz sentido?

As eleições presidenciais que se aproximam têm assentado num conjunto de equívocos que merecem reflexão e que podem ser reflexo da crise económica, social e até de valores que o país atravessa.

O primeiro equívoco assenta na ideia de que um candidato presidencial, sem prévio exercício do cargo, poderá conseguir mais de 60 % dos votos numa eleição em que, de forma fragmentada ou não mas combativa e mobilizadora, existem candidatos que fidelizam ( ou tentam-no) os eleitorados dos partidos que os apoiam; comparem-se as sondagens com as votações de Eanes, Soares e Sampaio num segundo mandato presidencial, junte-se os apoios partidários que eles tiveram nessa reeleição e perceba-se.

O segundo equívoco prende-se com a ideia (escondida) de que o candidato da direita, Cavaco Silva, dará a essa direita a possibilidade de voltar a curto prazo ao poder, derrubando o actual governo. Acreditam muitos que com a eleição de Cavaco Silva, a divisão do PS ( alimentada pelos media no jogo das sondagens) e a agitação social que se possa provocar será possível derrubar o governo.
Nenhum Presidente da República em primeiro mandato se atreverá porque a sua legitimação depende da sua isenção, do esgotar no acto eleitoral da maioria que o apoia. Mas Cavaco não o fará porque a sua visão da governação é economicista, liberal, concorrencial devendo as preocupações sociais enquadrarem-se naquela visão e não o oposto. A ocorrer tal ambição da direita Socrates entraria em confronto, vitimizando-se, invocando o uso do cargo presidencial com motivações políticas e revanchistas para prejudicar, com a instabilidade, os sacrificios que os portugueses estão a ser obrigados a fazer.

O terceiro equívoco é de se pensar que Soares seria cúmplice do governo, por assumir o apoio do PS e às políticas de Socrates. Apenas Soares terá condições de confrontar o governo sem que este se lhe possa opôr. Primeiro,porque durante a campanha eleitoral sempre afirmou que apoiava as reformas do governo mas sem transigir nos direitos, liberdades e garantias. Segundo, porque o Primeiro-Ministro apoiou a sua canditatura. Terceiro, porque o partido que sustenta o governo lhe pediu que fosse candidato, obrigando-o a um desafio para o qual entendia ser devido por outros. Recordemos como Cavaco Silva chegou à maioria absoluta no governo. Foi Soares quem recusou ao PS a coligação com PRD. Seria possível a um Presidente apoiado pelos partidos da direita fazê-lo sem suspeições?

O quarto equívoco assenta na idade e na capacidade dos candidatos. Soares, com 81 anos corre o País, assume desafios, enfrenta multidões, revela disponibilidade fisica e capacidade intelectual.
Outros candidatos mais novos lamentam meios de transporte, distâncias e deslocações. Mas Soares já não tem idade, dizem alguns.

Soares não tem problemas saúde conhecidos enquanto outros desmaiam em público ou são-lhes conhecidos problemas. Mas Soares está muito frágil, dizem alguns. Recorde-se que Sampaio chegou a ser operado e nunca foi questão, como obviamente nunca teria de ser. Mas em Soares tudo é relevante.

As gafes de Soares são problema de idade. As gafes de Cavaco são isso mesmo...gafes!
Que País é este?!

Não interessa aqui e agora pensar quem poderá ser o Presidente da República que o País necessita no momento actual, nem o perfil dos candidatos. O que aqui importa é pensar se não estamos todos a cair num logro eleitoral.

Comentários

Anónimo disse…
Excelente post, a motivar a discussão sobre o tema.
Parece-me, no entanto, que as sondagens (apesar de valerem o que valem) não devem ser diminuídas ou desvalorizadas. A verdade - isso sente-se na rua - é que Cavaco tem uma larga vantagem sobre os outros candidatos. Exponenciada, claro, por ninguém querer estar ao lado dos derrotados. Tenho, portanto, poucas dúvidas sobre o resultado final. Não deve andar longe do que nos mostram as sondagens...
Também não devemos colocar na cabeça do povo estratégias maquiavélicas de derrube do governo. Os portugueses querem viver melhor e pensam que um dos candidatos lhes garante isso. Estão no seu direito! Até porque as alternativas não são famosas: Soares está, de facto, velho. Um Fiat 600 não pode andar na autoestrada!; Alegre recolhe simpatia, mais por oposição a Soares do que por verdadeiros méritos; Jerónimo, Louçã e até Garcia Pererira são o que são... Valem o que valem...
Tudo isto para dizer que não há equívocos. Os eleitores sabem o que querem... E parecem querer Cavaco. E não querem, sobretudo, que mentes iluminadas lhes digam para onde devem ir, mercê de cenários dantescos e de estórias fantasiadas.
Caros, a democracia tem destas coisas... às vezes perde-se e a nossa opinião não vinga. É da vida!...
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Anónimo das 3:04 PM:

O seu copy/paste está nos comentários do post anterior.

Por lapso, voltou a publicá-lo.
Anónimo disse…
Anónimo das 3:14 PM:

O seu copy/paste está nos comentários do post anterior.

Por lapso, voltou a publicá-lo.
Anónimo disse…
Não percebi o post do sr. vitor...que tem a ver com o texto?
Anónimo disse…
"O Poeta Manuel Alegre anda a ser espiado pela PSP do camarada Costa.É a PIDE/DGPS!"

Que vergonha seus democratas... que vergonha...
Anónimo disse…
"O Poeta Manuel Alegre anda a ser espiado pela PSP do camarada Costa.É a PIDE/DGPS!"

Que vergonha seus democratas... que vergonha...

PERGUNTAs: Tem a certeza ou é só desconfiança?

É uma calúnia sob anonimato ou uma afirmação de pessoa séria?

Tem alma de cidadão ou espírito para ser informador da PIDE?
...
Paulo Portas fotocopiou ficheiros e Cardona pôs gente de confiança em sítios-chave mas essa gente já saiu.
Anónimo disse…
“Achei que havia excessiva acrimónia [amargura]. A regra básica do civismo é a contenção das emoções. Eles estavam odiosos e deviam controlar-se, por terem muita responsabilidade social e entraram em total descrédito da imagem. A lucidez era desejável, mas ninguém está a pensar nos doentes, especialmente nos mais idosos, só pensam em questões mal explicadas. Este programa de televisão não tem muita moderação pedagógica, é muitas vezes inconclusivo. Assim, acaba sempre por produzir muito mau efeito social.” Paula Bobone (especialista em etiqueta)
Anónimo disse…
Anonymous said...
"O Poeta Manuel Alegre anda a ser espiado pela PSP do camarada Costa.É a PIDE/DGPS!"

Que vergonha seus democratas... que vergonha...

5:44 PM

Resposta: Ouvi Manuel Alegre na RTP1 às 20H00. Desmente o que o Sr. disse - uma calúnia à altura da sua formação moral, certamente.

Logo a PSP!!! Podia, ao menos, referir-se a alguma onde o Dr. Portas e a Dr.ª Cardona puseram gente pouco recomendável.
Anónimo disse…
O Esperancinha, lembraste do tempo em era comuna como nós??? bons tempos...
Avante camarada avante...
Junta a tu a nossa voz...
Avante camarada avante, camarada..
O Sol brilhará por todos nós...
P C P
P C P
Bons tempos... lembraste? Mas lá ninguém te arranjou tachos!!!!!
Anónimo disse…
O Poeta Manuel Alegre anda a ser espiado pela PSP do camarada Costa.É a PIDE/DGPS!"

Que vergonha seus democratas... que vergonha...

A prova que o que digo é verdade, é que já começou a censura, o lápis azul neste blog....

Eu também vi os comentários do Alegre, mas ao contrário do Esperancinha (ex leitor do Avante), também leio jornais e vi o que ele falou: "Não confio em António Costa!"
Pergunto eu, quem confia...
Claro, o comuna do Esperancinha
eh eh eh eh
Anónimo disse…
Depois de um excelente post do primeiro anónimo veio um indivíduo sem escrúpulo a fingir-se comunista, para merecer uma credibilidade que lhe falta.

Os mentirosos não merecem consideração.
Anónimo disse…
... dados da Marktest do dia 11/2, sobre a segunda volta (votaria?(Resultados com base apenas naqueles que expressaram sentido de voto numa hipótese de 2ª volta)

Cavaco vs Soares
CS - 72
MS - 28

Cavaco vs Alegre
CS - 62.5
MA - 37.5


Portanto colocar a cruz no Soares na primeira volta é garantir Cavaco na segunda.

Entao, Esperança, vai continuar a gritar por Soares? Se não quer ver Cavaco em Belém é melhor começar a fazer campanha por Alegre.
Anónimo disse…
Há quem apoie quem julga que vai ganhar e há quem defenda quem pensa que é melhor para Portugal.

É a diferença entre o oportunismo e a cidadania.
Anónimo disse…
Entao defenda a sua cidadania, a do candidato Soares levado pelo PS com medo que Alegre nao ganhasse a Cavaco, pq essa foi a razão que levou o PS a empurrar Soares para a eleição.
Aliás toda a campanha dos acólitos do Super Mário é de que Alegre não tem qualquer possibilidade de vencer Cavaco Silva e como a maior parte dos posts aqui são anti-cavaco (e não pró soares) pensava que era para si mais importante um candidato de esquerda vencer Cavaco do que dar a Cavaco uma vitória esmagadora sobre Soares se este chegar à segunda volta.

Quanto a oportunismo, que oportunidades se podem abrir com um candidato fora do sistema politico e que vem em contra corrente com o PS - partido do governo. Já apoiar Soares pode dar benesses a quem ande a pular atrás dele (talvez uns jobs for the olds and for the boys).
Anónimo disse…
Aos 19 anos tive uma sindicância por motivos políticos. Apenas a demissão da função pública me podia esperar.

Não sou propriamente um boy nem nunca me servi da política.

Dei bastante dinheiro para as familias dos presos políticos.

Nunca recebi um centavo da política.

Mas não me referi a quem apoia Manuel Alegre, de quem nunca disse o que quer que fosse em desabono, mas aos cavaquistas.
Anónimo disse…
As benesses que me referi não eram dirigidas a si, Sr. esperança, mas a muitos que apoiam o candidato do aparelho do PS, fosse ele Soares, Alegre, Vitorino, Freitas, ou quem quer que fosse.

Assim como assim, o PS teve azar, o melhor candidato dava pelo nome de Sousa Franco e aí Cavaco perderia com certeza, se calhar nem avança: eis uma boa pergunta para colocar a Cavaco.
Anónimo disse…
Best regards from NY! » » »
Anónimo disse…
Looking for information and found it at this great site... Nise frome volvo penta marine engine

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides