Franco

Em 20 de Novembro de 1975 faleceu Francisco Franco, carrasco de cem mil espanhóis durante a guerra civil que dilacerou Espanha entre 1936 e 1939.

Não primaram pela benevolência os republicanos que defendiam o Governo legal, também eles responsáveis pelo assassínio de 60.000 pessoas durante a guerra civil, na orgia de horror que dilacerou a Espanha e horrorizou o mundo.

Todavia, são os 50 mil assassinados no pós-guerra, os 270 mil encarcerados em situação de profunda crueldade e os 400 mil exilados que constituem a prova mais clara do carácter sinistro e cruel do feroz ditador que oprimiu os espanhóis durante 36 anos.

Terminadas as imponentes exéquias fúnebres, enquanto se decompunha o corpo sob a lápide de uma tonelada no Vale dos Caídos – um imponente monumento da arquitectura fascista –, começou a desintegração da ditadura acelerada pelo 25 de Abril português.

Bastaram três anos para que a Espanha consolidasse a democracia e frustrasse a derradeira tentativa de um grotesco tenente-coronel fascista, Tejero Molina, que tentou repor a ditadura.

Há 30 anos morreu o último dos ditadores e cúmplices ibéricos. Começou aí uma nova era que integrou a Espanha na comunidade democrática. A pena de morte foi abolida, legalizados os partidos políticos e a liberdade restabelecida.

Viva Espanha.

Comentários

Anónimo disse…
parece há tanto tempo...
mas foi ontem essa "orgia de horror"
Geosapiens disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Geosapiens disse…
...agora veremos se finalmente as regiões irão obter a indepência colonial de Castela...viva a Galiza...Euskadi...Navarra...Asturias...il Catalat...la Murcia...a Estremadura...Andaluzia...Canárias e as Baleares...independentes...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides