Viva o Chile

O golpista Pinochet e o presidente Salvador Allende

A nova constituição, promulgada hoje, Sábado, pelo Presidente do Chile Ricardo Lagos, encerra a era Pinochet.

O acto solene teve lugar no Palácio La Moneda com o Presidente a afirmar que o Chile merecia e merece uma Constituição democrática, de acordo com as normas internacionais.

A nova Constituição suprime as leis em vigor desde a ditadura do general Augusto Pinochet. Terminam os cargos vitalícios e a tutela das Forças Armadas e o mandato presidencial passa de seis para quatro anos, não renovável.

As eleições presidenciais, parlamentares e municipais passam a ser simultâneas.

Fonte: Bafafa On line

Comentários

cãorafeiro disse…
mas nos EUA e um pouco por todo o mundo, o mentor do golpe HENRY KISSINGER continua a ser tratado como um político e acadámico brilhante, e não demonstra o menor peso na consciência em relação ao seu empenhamento pessoal no golpe.
Anónimo disse…
Nem no estímulo que deu à invasão de Timor pelos indonésios.

Kissinger, ex director-geral da MSD, a maior empresa de medicamentos do mundo, só não é julgado porque o poder dos EUA o impedem.
cãorafeiro disse…
uma boa maneira de prestarmos homenagem às vítimas das ditaduras da América Latina, é denunciar por todos os meios possíveis as barbaridades que foram cometidas desde que foi inventada a DOUTRINA MONROE e que continuam a ser comedidas actualmente com o apoio dos EUA, que continuam da «dar formação» aos exércitos de torcionários que actuam na América Latina (exemplo paradigmático: COLÔMBIA).

os EUA dão a dita formação na nefasta ESCOLA DAS AMÉRICAS, agora com outro nome:“Western Hemisphere Institute for Security Cooperation,” localizada actualmente em Fort Benning, Georgia (até 1984 situava-se no CANAL ZONE DO PANAMÁ)

A ESPECIALIDADE DA CASA: técnicas de contra-insugencia, treino para snipers, guerra psicológica, tácticas de interrogatório, etc, etc.

frequentaram com êxito esta simpática escola mais de 60 mil militares da América Latina.

para mais detalhes, vale a pena visitar:SOA WATCH
www.soaw.org

carlos, peço desculpa pelo abuso da caixa de comentários, mas enfim, é por uma boa causa...
Anónimo disse…
cãorafeiro:

É um prazer ler-te e aprender contigo.

Para além de seres das poucas pessoas que não me insultas nem ameaças, fazes jus à tua elevada qualificação académica e humanista.

Bem-hajas.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
O comentário apagado nada tem a ver com este texto e, além disso, está também nos comentários do post seguinte.
Mano 69 disse…
Uma boa noticia

«Para além de seres das poucas pessoas que não me insultas nem ameaças, fazes jus à tua elevada qualificação académica e humanista.»

Carlos Esperança já não está só pois agora tem alguém que não o insulta; não faz ameaças; não o chantageia; não o quer converter; alguém que não lhe indica o caminho para a Rua Oliveira Matos; que lhe diz não vá por aí; que o não faz ver a luz; que não lhe dá a ficha de militante para preencher; alguém que ainda por cima é um “André de Resende” e Professor Doutor de Borla e Capelo; enfim um AMIGO na NET!

Bem-Aventurados os sonhadores, pois vivem a vida mais intensa…
Anónimo disse…
Mano 69:

Está incluído nas poucas pessoas que junto ao «caorafeiro».

Cumprimentos e obrigado por não me trazer a ficha do PS nem outras.
cãorafeiro disse…
este mano 69 é um bocado marado, não é?

quanto ao resto, obrigado carlos pelo elogio, às vezes sabe bem saber que há quem nos aprecie...
Mano 69 disse…
Calma lá ó cão rafeiro!

Lá por seres um puro-sangue-vira-lata com amizade(s) na Ponte Europa não tens o direito de insultares e fazeres ameaças aqui ao je.
Se estás a precisar de uma voz amiga, de empatia «às vezes sabe bem saber que há quem nos aprecie...» (sic, cão rafeiro) procura outra árvore. Mas não te esqueças nunca do saquinho de papel para apanhar a “peça” que periodicamente largas no passeio… da NET.
cãorafeiro disse…
ó mano, mas desde quando chamar-lhe marado é insultá-lo?


se se sentiu ofendido, permita-me que lhe apresente as minhas desculpas.

não é do meu estilo ofender ninguém, apenas trocar arumentos e pontos de vista. já fui várias vezes menos bem tratado nos blogs, e sinceramente, estou-me nas tintas, mas não copio o estilo.

para sua informação, na net já apanhei de tudo, e tanto me estimulam os que me agradam como os que me desafiam ou ofendem, mas claro que no fim o respeito é sempre mais importante, daí o meu respeito pelo carlos esperança, que sempre soube trocar argumentos com elevação.

quanto a si, não me leve a mal, mas não lhe parece uma pouco ridícula a boca do saquinho para apanhar dejectos caninos? curiosamente, quanto ao meu comentário sobre kissinger e a nefasta escola das américas, nem uma palavra...
Mano 69 disse…
Ó cãorafeiro

Não querendo passar-lhe a mão pelo lombo (salvo seja) não leve tanto a peito a coisa… O que é preciso é continuar este bate-papo sabendo-se que o mesmo, algumas vezes, roça o limiar do bom-senso e do bom-gosto.

Em relação ao Kissinger, que sem dúvida deve ser um bom escroque, veja lá se o Mário Soares não foi a um reunião de um prémio onde o gajo estava?

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides