É só fumaça

A central de intoxicação que quer tolher a actividade governativa é demasiado rápida a fazer acusações e excessivamente lenta a desmentir os erros, a pedir desculpa pelas calúnias, a mostrar arrependimento pelas precipitações.

A ser verdade a notícia, – dizia ponderadamente Marcos Júlio aqui no «Ponte Europa» sobre António Vitorino –, a escolha da entidade a que Antonio Vitorino se encontra ligado é tudo menos inocente.

Curiosamente parece não ser verdade. O Governo já desmentiu. O ministro da Economia, Manuel Pinho, negou esta quarta-feira que o Governo tenha entregue o dossier da Galp Energia ao ex-comissário europeu António Vitorino.

O PCP vai desistir de pedir parecer à comissão de ética?

Marques Mendes continua a considerar abuso a escolha de Vitorino? E não pede desculpa?

Ou isto é uma cortina de fumo para criar as melhores condições para surgir, de Boliqueime, o salvador da Pátria?

Comentários

Anónimo disse…
A verdade é que o Vitorino está metido no processo.
(Se não é pelo lado do Governo é pelo lado da Galp que é quase a mesma coisa, se não é directamente é por intermédio de uma sociedade de advogados)
É favor ler os jornais de hoje.
Anónimo disse…
Carlos Esperança

V. é que deveria pedir desculpa, de tanto andar a caluniar ou, pelo menos, a pôr em causa, a torto e a direito, tudo e todos, criando inclusive suspeições sobre pessoas insuspeitas e membros deste blogue, como essa de o Marcos Júlio (não Marques Júlio) fazer parte de uma central de intoxicação e querer a vitória de Cavaco Silva, nas próximas eleições presidenciais.
Isto não é apenas falta de senso, é falta de inteligência.
Anónimo disse…
Texto do insuspeito Francisco José Viegas, hoje, no JN (com a devida vénia)

Tenham medo, muito medo

Toda a gente tem informações privilegiadas sobre o que pensa Cavaco. Só assim se explica que Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã e Mário Soares se multipliquem em declarações sobre a necessidade de derrotar Cavaco, o único que ainda não é candidato. À esquerda, aliás, vai uma discussão interessante e até académica para determinar se as candidaturas de Louçã e de Jerónimo de Sousa são ou não úteis para que Soares possa derrotar Cavaco logo à primeira volta ou apenas à segunda. Mas o objectivo está definido à partida derrotar Cavaco. Há um imperativo categórico em toda a esquerda moral ou política: derrotar Cavaco. Esse é o objectivo principal. Não há outro, pelo menos que se vislumbre.

Mário Soares, que começou por dizer que Cavaco seria um bom adversário, com quem até gostaria de debater, inclinou-se já para a posição mais radical Cavaco não tem perfil para presidente da República. Ora, quem não tem perfil para presidente a República também não terá perfil para candidato à presidência a República, suponho. Não vale a pena concorrer.

Cavaco mete-lhes medo. Cavaco, que ainda não se apresentou como candidato, é o monstro da democracia. Mais do que isso Cavaco ameaça-a; ele não tem o "perfil humanista" que é necessário para exercer o cargo, não tem atrás de si a corte nem a legenda de intelectuais que fazem de um candidato a Belém um eleito em Belém. Mais: ele sofre desse defeito terrível que transforma um candidato a Belém num monstro sem eira nem beira - sabe economia, a ciência mais desagradável entre todas; ele sabe de finanças, o que até Jesus Cristo recusaria e recusou (invocam-se os poetas quando eles servem para provar o que nos favorece). Cavaco não tem "pedigree". É um homem que habitou a vivenda Mariani, na fantástica Boliqueime algarvia, onde teve o descaramento de nascer.

Estão a rir? Ah, mas isto é o que pensam a esquerda e a direita bem-educadas que vêem no homem de Boliqueime o representante daquele horror que povoou Portugal nos anos 80, distribuindo dinheiro e falando duro, sério, às vezes implacável. Esta ideia de que Cavaco é um simples, uma espécie de Calisto Elói camiliano, que, em vez de sair de Miranda do Douro, sai da sua sala de estar cheia de molduras com recordações familiares, é, evidentemente, falsa. Mas corresponde ao desenho conveniente para que os candidatos do bom gosto enfrentem um Cavaco que não foi escolhido para apresentar, em livro, publicamente, os poemas da sua vida.

Sim, Cavaco é o inimigo a abater, uma espécie de devorador do regime; mesmo que nada nos autorize a citá-lo como o Átila que venha a esmagar as instituições, a Constituição e o regime.

Com esta nova declaração de Mário Soares, a de que Cavaco "não tem perfil", a de que "o gajo" não tem um "perfil humanista", está definido o campo. Ou seja dos três candidatos, com excepção de Francisco Louçã (que falou sobre o assunto), ainda não sabemos o que querem exactamente, a não ser isto: derrotar Cavaco.

Com tantos ataques a Cavaco, mesmo antes de Cavaco Silva aparecer como candidato, de ele dizer ao que vem - se vier -, não sei se não valerá a pena prestar atenção à figura do homem das finanças e saber por que é que ele provoca esta urticária generalizada nas grandes províncias portuguesas. É assim que se constrói uma figura, aliás designando-a antes de ela se tornar visível.
Anónimo disse…
A seguir ao Felício o próximo é o Marcos?
Anónimo disse…
olha agora tb já temos central

prontos...tos
nao foi o governo, mas foi a golp energia, vai dar no mesmo
Anónimo disse…
Anónimo das 11:27 AM:

A intriga a que gostaria de se dedicar contra os elementos deste blogue, não colhe.

Obrigado pelo reparo em relação a Marcos Júlio a quem peço desculpa pelo lapso involuntário.

Se a memória não fosse curta a coligação PSD/CDS lembrar-se-ia do que foi a fúria saneadora de Bagão Félix que ficou como paradigma da intolerância e do ódio.

O Ponte Europa cá permanece para evitar que as virtudes da direita tenham direito a contraditório.
Anónimo disse…
Qualquer pessoa sensata conclui que, se há alguém intolerante e de ódios bem firmados em relação aos outros, é V., não o Marcos Júlio.
Anónimo disse…
Mas a que propósito vem aqui o nome de Marcos Júlio?

Será o anónimo profissional da intriga?
m disse…
Fogo, pessoal, assim não dá!!!
em vez de criticarem (ou não)o meu post, divertem-se a atacar o mensageiro...
Creio que já é mais vício, que outra coisa...
Anónimo disse…
Matem o Mercúrio!
Mano 69 disse…
Carlos Esperança no seu melhor.
Geosapiens disse…
"é só fumaça...é só fumaça...o povo é sereno...o povo é sereno"...disse alguém uma vez...ficou para história a frase...continua-mos a não aprender com a mesma...
Anónimo disse…
O "insuspeito Francisco José Viegas" ? O insuspeito ? Li bem ? Há todas as razões para o achar tudo menos "insuspeito". O FJV é muito mais suspeito do que se pensa. É falso. Urde na sombra e em surdina. Pensem nisto ...
Do Vitorino, já espero tudo !
Anónimo disse…
Uma visão do universo soarista/socialista está disponível em http://kapa.blogspot.com/2005/09/uma-aventura-com-o-dr-mrio-soares.html

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides