**Que futuro para Coimbra?* *

**Conselho da Cidade de Coimbra e Pro Urbe organizam debate público com
candidatos autárquicos de Coimbra* *


29 de Setembro, Quinta-feira, 21,00 horas

Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

O Conselho da Cidade de Coimbra e a Pro Urbe – Associação Cívica de Coimbra tem o prazer de anunciar que os principais candidatos autárquicos à Câmara Municipal de Coimbra confirmaram a sua presença no debate do próximo dia 29 de Setembro, quinta-feira, a partir das 21 horas, no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Este será o único debate público entre os candidatos à Câmara Municipal de Coimbra, nas eleições autárquicas de 9 de Outubro, podendo ajudar desde já a esclarecer algumas dúvidas no espírito dos cidadãos de Coimbra.

Espera-se, deste modo, que se possa repetir os debates de sucesso, realizados aquando das duas últimas eleições autárquicas, onde a participação de largas centenas de pessoas permitiu discutir e clarificar alguns dos assuntos mais estruturantes para a cidade de Coimbra.

As temáticas a abordar serão muitas e variadas. Contudo, é entendimento das associações promotoras que os candidatos à liderança possam responder a algumas das preocupações que nos parecem mais importantes.

Entre elas, destacamos as seguintes:
1 – Transparência e democraticidade da vida municipal – mecanismos de participação dos cidadãos e associações na condução da política municipal, nos seus variados aspectos;

2 – Sustentabilidade do concelho de Coimbra – grau de exigência de qualidade urbana, de forma multifacetada, onde interagem o modelo urbanístico, a qualidade do ar e da água (saneamento básico, abastecimento e poupança de água), a eficiência energética, a recolha e tratamento de resíduos e os espaços públicos ao dispor dos cidadãos. A juntar a estas preocupações, importa saber as prioridades e métodos de eficaz gestão na reformulação do Plano Director Municipal, bem como a criação de uma rede de espaços verdes e definição de corredores ecológicos;

3 – Mobilidade e transportes – que política de transportes para a cidade de Coimbra, numa visão integrada em termos regionais e nacionais e qual o papel que o Metropolitano Ligeiro do Mondego ocupa nessa definição. Acresce a importância que o Metropolitano pode conferir à requalificação urbana do centro da cidade;

4 – Modelo de desenvolvimento económico – quais as políticas ao nível da manutenção e criação de emprego, no estímulo de projectos empresariais, ao licenciamento comercial e à fixação de jovens (apoio ao empreendorismo);

5 – Políticas sociais – qual o papel que o município deve desempenhar a neste nível, em especial no que se refere aos idosos, aos jovens e aos desempregados?

6 – Política cultural – que projecto cultural para a cidade ao nível da gestão dos espaços culturais, na promoção de uma rede de agentes culturais e na definição dos mecanismos de apoio à formação, produção e divulgação cultural?

7 – Parque judiciário – perante o actual parque judiciário, dispendioso, distante e organizado de uma forma caótica e indigna, importa saber como pensam os candidatos resolver, junto do Governo, a situação dos actuais tribunais em Coimbra. Além disso, na sequência da "novela" iniciada à volta de uma nova penitenciária, torna-se crucial conhecer a estratégia defendida, e a forma de a concretizar, por parte dos candidatos. E qual o apoio que o município pretende dar, para reforçar o papel do Gabinete de Consulta Jurídica, em conjunto com a Ordem dos Advogados?

Estes são, apenas, alguns dos temas que achamos merecer a atenção dos candidatos à liderança da autarquia de Coimbra. Esperemos pelo debate para obtermos alguns esclarecimentos. A metodologia do debate será semelhante aos verificados noutros debates autárquicos, com a ordem das intervenções a ser sorteada inicialmente, tendo os candidatos uma primeira intervenção de 15 minutos, seguido de um período de cerca de 45 minutos de perguntas por parte do público.

No final, por ordem inversa à inicial, será dada a oportunidade, em cerca de 10 minutos, para os
candidatos responderem às perguntas que considerarem ser mais importantes.

Apelamos, assim, à participação dos cidadãos neste evento tão importante, para que a sua opinião seja tida em consideração pelos candidatos à Câmara Municipal de Coimbra, num debate que esperamos venha a ser esclarecedor sobre o projecto que cada um dos candidatos tem para
a cidade de Coimbra nos próximos quatro anos.

Cordiais saudações cívicas

Conselho da Cidade de Coimbra Pro Urbe – Associação Cívica de Coimbra

Coimbra, 28 de Setembro de 2005

Nota: Pelo interesse do debate, o «Ponte Europa» divulga o programa e apela à participação dos seus leitores.

Comentários

Anónimo disse…
Encontrei isto perdido na net. será para memória futura ou algum ajuste de contas entre tuBarões da r.dos Combatentes?
Falam, falam e não explicam,algúem dá uma ajuda
...................................
"O colectivo que denunciou o escândalo da Violadora da Sereia, anda com vontade de meter a boca no trombone e contar tudo o que sabe sobre o pirata das águas. As armas de arremesso são tão poderosas, que decerto, iam tombar a segunda torre de Almedina. Com a cumplicidade involuntária do almirante, a vitória do CE podia ir pelo Mondego abaixo.
No entanto, o colectivo, depois de passar a pente fino as tropas da1ª companhia de VB sem CP, verificou que o candidato - economista, está rodeado de alguns jovens inocentes e que deixou infiltrar nas suas hostes, vários espiões ao serviço dos interesses de famosos barões da nossa praça, que, caso fossem leitos iam colocar as suas ambições pessoais, acima dos interesses do município, provocando grande desgaste a VB, o que podia levar à sua deserção e a que a condução do quartel fosse entregue a soldados rasos de ideias.
Face a esta constatação, o colectivo, vai adiar as revelações para momento mais oportuno e recomenda o voto no mal menor, que no caso também pode ser o PSD/PP/PPM, onde ainda restam meia dúzia de generais de alto gabarito. No entanto, se este sapo for difícil de engolir recomenda-se o voto nas forças minorarias do MRPP e PH.
Coimbra, aos 18 de Setembro do ano de 2005, cumpra-se e ordene-se a afixação nos blogs do costume."
Geosapiens disse…
...até pelo vosso interesse...espero mesmo que os candidatos tenham respostas para os problemas que avanças-te...um abraço...
Anónimo disse…
Geosapiens:

O interesse do Ponte Europa é o esclarecimento dos munícipes.

Pessoalmente limitei-me a dar publicidade a um documento que me chegou por e-mail.

A presença de todos os cabeças de lista é uma oportunidade para formarmos a nossa opinião de munícipes.
Mano 69 disse…
Ó Anónimo das 5:46PM

Isso faz parte de uma cabala com ramificações no jardim da Sereia (a existência de túneis que “ninguém” sabe onde é que vão dar) e a questão do agente provocador na feira semanal do Bairro Norton de Matos…
Mas isto claro que são só supositórios, digo suposições, porque a verdade é escorregadia e anda de mão dada com a justiça. Sendo esta cega e no entanto vê!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides