Os amigos são para as ocasiões

Depois dos dois posts que aqui coloquei, não posso deixar de acrescentar mais qualquer coisinha sobre a nossa governação.
Sócrates tem sido uma agradável surpresa para mim enquanto governante. Reconheço-lhe a coragem de ter tomado decisões necessárias e que bulem com muitos dos interesses instalados; Por isso é que temos tantas manifestações - ninguém quer perder as regalias e as alcavalas que detém.
Numa palavra, tem procurado esbater as diferenças que existem na nossa sociedade, aproximando o subsistema público do privado, criando uma verdadeira situação de igualdade. Ninguém, a não ser por egoísmo, pode criticar esta actuação.
Mas logo "borra" a pintura toda... Não tem conseguido escapar às logicas clientelares e de amiguismo na distribuição de alguns cargos públicos.
E abre, assim, o flanco, permitindo que os seus detractores desvalorizem o que de bem tem feito.
Eu compreendo que para certos cargos e para fazer cumprir os seus propósitos governativos necessita de pessoas de confiança; mas nalguns casos parece que é antes o pagamento de favores e de solidariedades antigas (e, na verdade, não somos todos assim? seríamos incapazes de pretender colocar um amigo num emprego melhor?).
Não me parece que seja isto que vai colocar em causa a sua (boa) governação. Mas não deve abusar neste tipo de soluções, pois mais facilmente será recordado pelas coisas más que pelas boas.

Comentários

Mano 69 disse…
Gostei
Depois de duas postas verrinosas para o partido no governo nada como suavizar a questão dando-lhe outra aparência, outro je ne sais qua…
Afinal sei! Trata-se de dar o dito por o não dito.

Volta Carlos Felício! Estás perdoado!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides