Greve dos juizes


A greve dos juizes anunciada para 26 e 27 de Outubro é mais uma acha na fogueira em que se imola o poder judicial.

Há tempos, dizia sensatamente em entrevista ao «Público» o juiz conselheiro do STJ, Fernando José Pinto Monteiro: «Quanto mais nós [juizes] nos comportarmos como funcionários, mais seremos tratados como tal».

A vertigem em que se envolveram os juizes com alma de sindicalistas arrastam para um beco sem saída uma corporação cujos privilégios escandalosos se começam a conhecer e arrasam a dignidade de uma classe cuja isenção e serenidade deviam ser o garante do Estado de direito.

O pretexto alegado, «política de hostilização e demagogia do Governo», é uma sentença que os desacredita, uma acusação irreflectida e demagógica, quiçá uma calúnia gratuita que o Governo não pode deixar transitar.

Não se dão ao respeito os juizes que ameaçam o Governo e fazem chantagem sobre ele. Tal como os que na ditadura se prestaram a exercer funções nos Tribunais Plenários e perderam o respeito que aos juizes é devido, também agora os que protestam contra decisões legais perdem a consideração que deviam preservar.

A bizarra greve dos juizes, possivelmente com os magistrados do ministério público, é um acto de rebelião cívica cujo exotismo ultrapassa o imaginável.

É aceitável que o sindicato dos empregados de escritório, cuja degradação das condições de vida tem sido mais devastadora, se associe à greve dos juizes e magistrados do ministério público.

Comentários

Anónimo disse…
MALÓ POR MALÓ

O QUE HOJE É VERDADE...
MALÓ EM JUNHO NO SEU BLOGUE

Eu sei
Eu sei que este e outros blogs incomodam.
Eu sei quais são os métodos para nos complicarem a vida.
Eu sei como responder aos que não têm fair-play ou aos que se sentem incomodados com a verdade.
Eu sei das pressões que o PA sofreu para se "moderar" e apagar ou eliminar comentários.
Eu sei quem me disse que era fácil ser "chato" e que é o "chato" ou tem um criado ao seu serviço.
Eu sei que o PA vai navegar e vai ser muito mais "chato" do que era até aqui.
Esperem pela volta!
Maló de Abreu
COMUNICAÇÃO INTERNA DO ALMIRANTE ÀS 3:13 PM
...AMANHÃ É MENTIRA
MALÓ EM JULHO NO SEU BLOGUE
FIM DA LINHA (I)
Hoje o Porta-aviões atinge as 100.000 visitas. Dias houve em que se aproximou da contagem dos mais importantes blogs nacionais. Convenhamos que é uma loucura para 6 meses de navegação. E para os objectivos que estiveram subjacentes à sua criação. O êxito do PA deve-se a um conjunto de factores que são de todos conhecidos e que me escuso de hoje e aqui enumerar.
Mas vamos então ao que interessa. Termina hoje a minha participação como administrador do blog. Tal deve-se a um conjunto de razões, a maior parte das quais sem importância digna de registo. O motivo "major" prende-se com a circunstância de eu ter assumido responsabilidades na direcção de campanha do Dr. Carlos Encarnação. Tal facto, aliás público, obriga-me a não dispôr do tempo necessário para responder, com prontidão, às necessidades que o PA neste momento exige a um administrador, atendendo ao número de visitas diárias. Mas, e fundamentalmente, as funções que me esperam são, do meu ponto de vista, éticamente incompatíveis com as que aqui exerço.
De cada vez que eu eliminasse um comentário estava a "safar" alguém. De cada vez que eu fizésse ou deixasse fazer um determinado post, estava a perseguir outrem. De cada vez que eu colocasse uma novidade, estava a divulgar informação privilegiada, de que naturalmente disponho. Não faz o meu género, não é do meu feitio e é contrário aos meus princípios manter esta situação.
Assim sendo, o PA vai continuar a navegar tranquilamente, sendo que a sua administração vai passar para três dos seus tripulantes. Que naturalmente farão o que entenderem melhor e que concerteza vão dar novos e melhores rumos ao blog.
Eu continuarei com a patente de Almirante, por direito próprio. Vou de licença, mas voltarei regularmente para deixar aqui a minha opinião geral, muito geral, sobre o Estado da Nação.
E em Outubro, quem sabe, regressarei para fazer parte do Almirantado.
Maló de Abreu
COMUNICAÇÃO INTERNA DO ALMIRANTE ÀS 5:54 PM
...ELE FOI SEMPRE ASSIM?
Anónimo disse…
É escandaloso o poderio da magistratura em detrimento de outras formações académicas.

As disparidades neste país são gritantes.
Se um magistrado é importante
Um médico tb o é
Como tb um professor
Et., etc.

Só aqui é q se assiste a um endeusamento profissional.

Quando é q começam a pensar q todos, mas todos são importantes do maior ao mais humilde! O q seria de nós sem um mecânico, um pedreiro, um canalizador, etc.

Ninguém está acima de nada.
Todos merecem respeito e dignidade mas não são deuses nem intocáveis!
Anónimo disse…
Loooooooooooool
Mas o grande Maló sempre gostou de pintar paredes.
Tem um grande curriculo.
Procurem num Jornal de Coimbra de há uns anos.
O Dinis Alves, que é dos nossos, foi quem lhe descobriu a careca
Anónimo disse…
Basta ver a iluminada juirisprudencia e bom senso da douta sentença do caso de fatima felgueiras para oercebermos como um classe outrora digna e prestigiada se tornou no que tornou....incapaz,soberba e diletante e profundamente corrupta.Essa é a verdadeira admiração e preocupação.
Anónimo disse…
É POR COISAS COMO ESTAS QUE NINGUÉM (OU MUITO POUCOS)AINDA ACREDITAM NA JUSTIÇA. A JUSTIÇA É UMA FRAUDE, UMA ENCENAÇÃO PARA LIMPAR OS RICOS DAS IMUNDIÇES E PARA ENTERRAR AINDA MAIS NA MERDA, OS POBRES E INDEFESOS.

JB
Anónimo disse…
1º Dia de campanha:

Marcelo Nuno é quem vai suceder A M.Rebanda nos Recursos Humanos !

Todos ao tacho !!
Mano 69 disse…
Pergunta capcioso tipo piza caprichosa:

Os órgãos de soberania, tipo Tribunais, já podem fazer greves?
Anónimo disse…
* Estou curioso em saber quais são os ditos privilégios. Automóveis de oito cilindros? computadores de última geração? acessores? Acumulação de empregos e salários? Contas na Suiça? Bibliotecas? Casas de banho de mármore? Salários triplos ao presidente da república? Palacetes oficiais?
* Dá-me idéia que a estória é sempre a mesma: malvadas forças de bloqueio que não nos deixam trabalhar! Vamos mas é passar a eleger os juízes. Pelo menos enquanto estamos em maioria.
Anónimo disse…
Pelo menos no tempo da outra senhora não incomodavam ministros nem regedores. E o país passava bem sem esses escândalos que só desmoralizam o povo.
Anónimo disse…
Na coutada no macho ibérico.

É um clássico. Mas as gerações de mais jovens juristas já não lêem o Boletim do Ministério da Justiça - o mítico BMJ -, agora extinto. Por isso, não conhecem este igualmente mítico acórdão do Supremo Tribunal de Justiça que se pronunciou sobre uma decisão de primeira instância que condenava dois jovens pela violação de duas estrangeiras que lhes tinham pedido boleia.
A história do caso não tem muito mais que contar: os dois rapazes deram boleia no carro de um deles a duas estrangeiras que viajavam pelo Algarve. Decidiram sair da estrada, para um campo de alfarrobeiras, num local deserto e sem casas. O resto da cena, violenta, já se prevê.
A história ficou conhecida porque o STJ, embora confirmando a condenação, desculpabilizou os dois rapazes. Depois de todos estes anos, não é menor o respeito pelo horrível episódio vivido por Svetlana e Dubrova. Sem conceder quanto à indignação que este tipo de actos suscita, citam-se de seguida trechos do acórdão (de 18 de Outubro de 1989, publicado no BMJ nº 390, de Novembro de 1989).

“... Se é certo que se trata de crimes repugnantes que não têm qualquer justificação, a verdade é que, no caso concreto, as duas ofendidas muito contribuíram para a sua realização. Na verdade, não podemos esquecer que as duas ofendidas, raparigas novas, mas mulheres feitas, não hesitaram em vir para a estrada pedir boleia a quem passava, em plena coutada do chamado «macho ibérico». É impossível que não tenham previsto o risco que corriam; pois aqui, tal como no seu país natal, a atracção pelo sexo oposto é um dado indesmentível e, por vezes, não é fácil dominá-la. Ora, ao meterem-se as duas num automóvel justamente com dois rapazes, fizeram-no, a nosso ver, conscientes do perigo que corriam, até mesmo por estarem numa zona de turismo de fama internacional, onde abundam as turistas estrangeiras habitualmente com comportamento sexual muito mais liberal e descontraído do que a maioria das nativas.”

apud: http://ordemnotribunal.blogspot.com/


NÃO É PRECISO DIZER MAIS NADA!?
SÓ MESMO O CASO DO MULTIBANCO!
Anónimo disse…
Esse Maló não se lembra que foi ele que fez os desenhos obscenos na cara de Machado em 1997....olhe que até sabemos com quem estava ( ou andava)
Foi o anjo S. Rafael que nos contou...acho que antes de fazer cair o Simões cais tu óh Maló
kekekekekeke
Anónimo disse…
SENHORES JUIZES TENHAM VERGONHA E AJUDEM MAS É A PAGAR A CRISE NO NOSSO PAÍS. VOCÊS JÁ SÂO SUFICIENTEMENTE RICOS!
FAÇAM ALGUMA COISA PELOS MAIS DESFAVORECIDOS...

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides