Guterres

António Guterres pode vir a ser o próximo Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR).
No meu entendimento, e ao contrário da maioria das opiniões que tenho lido, Guterres está a apostar no seu curriculum.
Dos biliões de seres humanos que ocupam este planeta, 5 podem almejar ocupar um lugar de relevo internacional (OK, já sei que só algumas dezenas de milhar é que poderiam ter algumas hipóteses).
Para um país que se envaidece com o 2º lugar no campeonato europeu de futebol, com a presença em três finais europeias de futebol consecutivas e com um português na presidência da Comissão Europeia (e eu faço parte desse grupo de "vaidosos"), ter um português na "final five" de um prestigiado cargo internacional deve contribuir para o reforço desse reconhecimento internacional de que nos orgulhamos.
Pode muito bem o escolhido para ACNUR ser o Francês, o Tunisino, o Dinamarquês ou o Australiano. Nada disso tira valor ao Português que já obteve apoios internacionais de relevo, desde a previsivel Espanha à sempre enorme e poderosa Rússia (nunca Bush poderia apoiar quem não foi favorável à invasão do Iraque, nem quem se apresenta ainda como presidente da Internacional Socialista - esta palavra até deve provocar azia a Bush. Para mim, até é um enorme alívio não contar com o seu apoio).
Qualquer que seja o resultado, ninguém poderá já afirmar que Guterres não goza de prestigio internacional reconhecido e de capacidades de liderança, consenso e de valores humanos.
Internamente, alguns ainda o acusam de ter fugido; outros de ter revelado um gesto de dignidade e desprendimento pelo poder (eu incluo-me nestes). Para aqueles primeiros, devem primeiro olhar para Bruxelas antes de fazer qualquer comentário (pois é, às vezes as "balas" fazem ricochete).
Na actualidade, Guterres (goste-se ou não) é o português em melhor posição para ocupar o lugar de Presidente da República.
Por mim, vou estar a torcer para que seja preterido por Kofi Annan ...

Comentários

Anónimo disse…
COMO MEMBRO FUNDADOR DO

CACA
CLUBE DE
AMIGOS DO
C LE MENTE
AUTARCA
SAÚDO ESTE BLOG E PROMETO FAZER ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZT POR AQUI
Anónimo disse…
Lamento que Guterres não seja o próximo PR. É o mais bem preparado de todos os portugueses e o que goza da maior reconhecimento internacional.
Todavia, do novo cargo dependem muitos milhões de desgraçados para quem António Guterres é a pessoa mais adequada para lhes minorar o sofrimento.
Anónimo disse…
O DR RUIVO VAI PRA SEGURANÇA SOCIAL E POR CAUSA DISSO ABANDONA O BLOG?
...SE ISTO CONTINUA ASSIM O PONTE EUROPA ACABA...COMO SABE A MAIOR PARTE DOS CAMAMARADAS SERÁ CHAMADA A RESOLVER MISSÕES DE ESTADO E DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Mano 69 disse…
Concordo. Se ele fosse PR de Portugal só minorava o sofrimento de dez milhões de portugueses…

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides