Constragimentos à Democracia

Fenómenos e acontecimentos ressurgem frequentemente do passado e insistem em permanecer no presente: A violência!! De facto, é necessário reinventar todos os dias ... o 25 de Abril! A nossa jovem Democracia constantemente é maltratada e enxovalhada de um modo escondido e desavergonhado! Comportamentos desviantes que quererão passar a normalidade instituída, desrespeito para com as regras e valores dominantes, que os líderes implementaram e reinventam para bem da comunidade!!
O Douto Professor Fernando Ruivo, docente e presidente do Conselho Pedagógico, da Faculdade de Economia e especialista em sociologia do poder local, foi brutalmente agredido, segundo informação do Diário de Coimbra. (vide em 10/05/05). A agressão deve-se à tomada de decisão de antecipar a época de exames de Setembro para Julho e só com uma chamada.
É urgente, repensar o sistema educativo e o papel das escolas enquanto veículo reprodutor de ensinamentos não só técnicos mas também de saberes voltados para a cidadania e respeito para com as instituições democráticas! Qual o papel dos docentes, pais e da própria comunidade na educação daqueles que um dia irão tomar conta do nosso país? Urge a necessidade de reflectir e concretizar soluções acerca das “demissões” aos reais papéis destes agentes! Urge repensar o valor do tempo (bem mais caro da nossa sociedade), o valor do trabalho e da própria globalização, entre outros!
Ao Professor Fernando Ruivo, agradeço a formação não só técnica mas também moral, cívica e humana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides