Benfica

V: Ainda sonha com a guerra?
ALA: Às vezes tenho um pesadelo tremendo. Sonho que me estão a chamar para voltar para África. Tento explicar que já fui, argumentam que tenho que ir. E o sonho acaba aqui. Nunca sonhei com tiros ou com morteiros. No meio daquilo tudo havia muito humor. Havia um homem, o Bichezas, que cuidava do morteiro que estava ao pé da messe. Tínhamos mais medo dele do que do MPLA, porque o Bichezas disparava com o morteiro na vertical. Aquilo subia.... e toda a gente fugia. Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo, havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
V: Parava a guerra?
ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, que coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?
V: Não vou pôr isso na entrevista...
ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?

Excerto de uma entrevista de António Lobo Antunes à revista Visão

Comentários

De repente, não mais que de re pente (como diz o Vinicius, até fiquei a admirar o António Lobo Antunes. BENFIIIIIICA!!!
Anónimo disse…
Em Jan, Moçambique, dizia-me um antigo guerrilheiro maconde em Mueda: quando voltam cá?
No semanário Zambeze de 3Fev (Maputo), dia de mudança presidencial, entre as noticias do dia/semana uma sobre «o novo treinador do FCP».
Mas s/Abr25: vejam coluna João Paulo Guerra, Diário Económico, 22Abr. Um tratado/«coluna vertical»
Anónimo disse…
E ainda há quem diga que o Glorioso era protegido pelo Salazar! Uma ova, o Benfica é uma religião sem Papa, faz a diferença com a crencice de quem é o SCP ou do FCP! Só por esta o Lobo Antunes já merecia o Nobel da literatura e da paz!

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides