O primeiro erro do governo de Sócrates.

O novo Código da Estrada é uma obra de um governo manifestamente de direita. Os princípios que o enformam radicam-se numa política ancorada na sanção. Ora, está demonstrado que não é a gravidade da sanção que demove alguém de praticar alguma transgressão. Nos EUA onde existe a pena de morte, [felizmente em apenas alguns estados] é, ela mesma, motivadora da existência de tantos serial killers à procura dos cinco minutos de glória.

Face à debilidade da bolsa dos portugueses é injusto, desajustado, desproporcional e desnecessário o brutal aumento das coimas. As estradas portuguesas estão mal feitas, em algumas vias quando abrem rasgos para colocação de esgotos ou cabos de tv por cabo, etc, as Câmaras Municipais não fiscalizam a finalização dessas obras e assistimos à destruição das vias. Outros casos seriam perfeitamente apontados, tudo mercê da incompetência que grassa pela maioria dos titulares de cargos públicos.

Aliás, se quiserem ver a qualidade das estradas, transportem uma grávida ao vosso lado e asim ficam a saber.

Morre-se nas estradas portuguesas porque, essencialmente, elas estão mal feitas e desprezadas e a sinalização é a condizer.

Mais, este Código, pelo menos tem uma inconstitucionalidade, aquela que obriga a pagar no imediato a coima.

De facto, outros considerandos perfeitamente aplicáveis poderiam ser ditos mas ... eu só sou povo.

Por exemplo, entre Sargento -Mor e Santa Luzia existe um estreitamento da via há pelo menos cinco anos. Já lá vi morrer uma pessoa, de quem é a culpa?

Assim, o PS começa mal.

Comentários

andrepereira disse…
Tens toda a razão.
A fuga em frente no sentido da punição desadequada e desproporcional, sem garantias procedimentais é demagógico e reaccionário.
Há que levar esta mensagem mais longe e promover uma verdadeira campanha cívica nas estradas pela boa condução e contra estas sanções absurdas.
Anónimo disse…
Estou de acordo com este artigo e solidarizo-me nas críticas.
Uma observação sobre uma afirmação lateral:
«Nos EUA onde existe a pena de morte, [felizmente em apenas alguns estados]...
A pena de morte existe nos EUA em 38 dos 50 estados.
Anónimo disse…
Pois, isto de dizer mal só para dizer mal... Se ele não tivesse levado avante o Codigo da Estrada, que não fez mas ainda teve de regulamentar (que o governo PSL estava demasiado ocupado a nomear boys e a assinar contratos milionários), já o estariam a acusar de laxista, incapaz, destruidor da obra do anterior, etc. Porque não deixar o governo pôr as coisas a andar (para começar) e depois fazer o que ainda está por fazer?
Anónimo disse…
E a falta de civismo dos automobilistas? E dos peões? E dos motociclistas? E dos animais que atarvessam as auto-estradas ? E as cartas que se compraram sem se saber ler nem escrever? E... e ....
Somos portugueses senhores... porque nos dão tanta dor????

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides