A senda dos ‘ultra-milionários’: um outro alegórico 'guião' para Portugal…

Um relatório da União dos Bancos Suíços (UBS) link apareceu na praça pública, em jeito de um novo ‘guião’, e que poderá ser utilizado como ferramenta para avaliar a evolução do ajustamento que nos foi imposto e a que estamos sujeitos.

Somos um País do Sul, territorialmente pequeno, com um desenvolvimento anémico e por isso os ‘ultra-milionários’ são pouco mais de oito centenas. De qualquer maneira, só no último ano, o seu número aumentou 11,1%. Um crescimento invejável quando relacionado com um grave período recessivo.

Mas intrigante é que os proventos deste selecto e restritivo grupo de privilegiados ‘engordaram’, no último ano, cerca de 7,5 mil milhões de euros. Não poderia existir melhor demonstração de resultados: o ajustamento não passa de uma ‘transferência’.

De fora, ficam as questões de equidade da repartição dos sacrifícios. Mais uma fábula deste Governo que, como é tradicional, conta com a crendice de alguns seres animais com características humanas. Esopo explicou como era. Como sabemos Esopo nasceu escravo, tornou-se num mítico fabulista e acabou executado em Delfos. É-lhe atribuída a fábula da ‘cigarra e da formiga’.
Alegorias…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Divagando sobre barretes e 'experiências'…

26 de agosto – efemérides